Tango

O que é o Tango?

 

História do Tango

 

O Tango nasceu nos fins do século XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, dos crioulos descendentes dos conquistadores espanhóis que já habitavam os pampas e de um tipo de batuque dos negros chamado "Candombe". Há indícios de influência da "Habanera" cubana e do "Tango Andaluz". O Tango nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.

Numa fase inicial era puramente dançante. O povo se encarregava de improvisar letras picantes e bem humoradas para as musicas mais conhecidas, mas não eram, por assim dizer, letras oficiais, feitas especificamente para as músicas nem associadas definitivamente a elas.

Em público, dançavam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordéis, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar. Mais tarde, o tango se tornou uma dança tipicamente praticada nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordéis para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com temática voltada para esses ambientes. São letras francamente obscenas e violentas.

 

 

 

 

Roupas de tango para mulheres

Quando surgiu o tango as mulheres usavam saias longas. Com o passar do tempo comecaram a abrir rachas para ter maior amplitude de movimentos. Hoje em dia é caracteristico usarem-se saias de todos os estilos, desde que permitam o movimento: desde saias longas e com racha até saias curtas. As blusas e vestidos tem quase sempre decotes acentuados e sensuais. Actualmente é usual ver nas milongas roupas feitas com materiais mais modernos, como as lycras e outros tecidos elasticos.

Uma peça fundamental na indumentária da mulher são os sapatos, que devem ser sempre.sapatos de tango.

Outros acessórios que podem ser usados em ocasiões especiais ou em espectáculos são as flores, de tecido ou penas, que se podem prender aos cabelos ou à perna, e também a meia de renda (mais conhecida como meia de arrastão no Brasil), outra das imagens de marca associadas ao tango.

 

 

    Roupas de tango para homens

     A roupa típica para o homem que dança tango é a camisa fina, normalmente de seda e calças      afuniladas. Este traje para estar completo requer um bom par de sapatos de dança. Como complemento o homem pode ainda usar outros acessórios, como suspensórios, coletes, e chapéu, todos eles parte do imaginário do tango. Agora com a indumentária pronta, o próximo passo é aprender a dançar tango.

 

 

 

Galeria de Fotos: Tango